quinta-feira, 9 de junho de 2011

Ateísmo, na prática

É bem fácil perceber que ateísmo é um dos maiores alvos de críticas do mundo atual, sendo intitulado como vilão, criminoso, imoral, niilista e às vezes até como o grande culpado pelos maiores problemas da sociedade moderna. Seria esta má fama baseada na realidade ou a origem é simplesmente a cultura?

A primeira falsa noção de ateísmo é a sua relação com a criminalidade. Um estudo mostra que, nos Estados Unidos, cerca de 0,4% da população se declara ateia, enquanto que apenas cerca de 0,16% dos encarcerados são declaradamente ateus. Isso significa que a proporção de ateus (declarados) dentro da prisão é menor que a proporção de ateus na população em geral, mostrando nenhuma relação ou até uma relação inversa entre criminalidade e ateísmo.
Outro estudo mais otimista afirma que a proporção de ateus encarcerados em prisões federais dos EUA era de apenas 0,08% em 2010, enquanto que 1,6% da população era ateia em 2008. Este mesmo estudo mostra que os três estados mais religiosos dos EUA têm taxas criminalidade bem acima da média deste país, ao contrário dos três estados menos religiosos, que têm taxas de criminalidade bem abaixo da média.

Alerto para o fato que muitos sites ateus apontam a proporção de ateus nos EUA como sendo 8% ou 16%, mas esta é apenas a proporção de pessoas que simplesmente rejeitam a crença em qualquer divindade ou força sobrenatural (o que, de acordo com a Wikipédia, se caracteriza como ateísmo, ou, mais especificamente, ateísmo negativo). De qualquer forma, há um pouco de divergência com respeito a estas proporções, mas não encontrei nenhuma fonte apontando uma proporção de ateus encarcerados maior do que a proporção de ateus em geral.

O sociólogo Phil Zuckerman fez análises (documento pdf) sobre a relação entre ateísmo e moral e concluiu que “ateísmo e secularidade têm várias correlações positivas, como níveis mais altos de educação e habilidade verbal, níveis menores de preconceito, etnocentrismo, racismo e homofobia, maior suporte à igualdade para mulheres, criação de crianças que promove o pensamento independente e ausência de punição corporal, etc. No nível de sociedade, com a importante exceção de suicídio, estados e nações com maior proporção de pessoas seculares se saem notoriamente melhores que aqueles com maior proporção de religiosos” (veja também na Wikipedia). Ainda nesta referência, afirma-se também que os níveis de assassinato em países mais religiosos são maiores que nos países seculares e a mesma correlação pode ser encontrada nos estados norte-americanos. O estudo deste sociólogo é bem completo e mostra ainda outras correlações que poderiam ser mencionadas.

Um exemplo que deve ser notado é a Noruega. Neste país, “apenas 20% dos noruegueses dizem que a religião ocupa um espaço importante em sua vida (de acordo com uma pesquisa recente da Gallup), fazendo da Noruega um dos países mais seculares do mundo” (Fonte: Wikipédia). Por outro lado, este país ficou em primeiro lugar no Índice Global da Paz, além de obter altas pontuações em outros índices (Fontes: Vexen.co.uk, Wikipédia).


Existem muitos ateus que lutam, de uma maneira ou de outra, pelo bem da humanidade, e não apenas com a intenção de “desconverter” ou ridicularizar pessoas religiosas. Uma grande concentração destes ateus encontram-se no Youtube.

No canal heathyaddict, encontram-se vários vídeos onde Ashley, responsável pelo canal, explica porque ela, apesar de ateia, costuma frequentar igrejas. Ela afirma que a intenção é se relacionar, conversar, responder perguntas e principalmente para tirar a noção errônea que os cristãos têm de ateus. Em um vídeo ela participa de um evento numa igreja onde ela vai para responder perguntas juntamente com um cristão.

Os canais lacigreen e gogreen18 são da mesma autora, que defende uma atitude positiva com respeito ao sexo (que ela denomina Sex Positive), ou seja, uma atitude responsável, mas sem culpa. No primeiro canal, podem ser encontradas críticas a propagandas de produtos de beleza cujo objetivo é inferiorizar mulheres que não atendem aos padrões de beleza, valorização da diversidade humana, além de tentativas de esclarecimentos em vários assuntos mais ou menos relacionados ao sexo ou à paixão (gravidez, homossexualismo,...). No segundo, encontram-se vídeos falando sobre as suas opiniões com respeito a religião, criticando, em especial, o machismo da religião mórmon (da qual faz parte, por exemplo, a igreja dos santos dos últimos dias). Noto, em especial, o vídeo Spiritual Atheism, onde ela afirma encarar a vida com uma certa espiritualidade, embora não no sentido sobrenatural do termo.

TheThinkingAtheist é um canal com vídeos de qualidade notável que apresentam uma visão crítica, incentivando a reflexão e o questionamento, mostrando as atrocidades que se encontram na bíblia. O autor também mantém um podcast onde ele recebe ligações para discutir a respeito de vários assuntos.

Os vídeos hipnotizantes da série The Sagan Series, que encontram-se no canal damewse, fazem propaganda dos programas espaciais da NASA. Nestes vídeos, o criador demonstra uma profunda admiração pelo universo e pelas conquistas do homem, e critica o governo dos EUA por gastar uma quantidade de dinheiro absurdamente maior na guerra do Iraque do que na NASA.

Falando em vídeos hipnotizantes, noto, em especial, Science Saved My Soul, de philhellenes], que defende a posição que as fábulas mágicas criadas pelas religiões são ínfimas comparadas com a beleza e a grandeza do universo.

Este vídeo do TheThinkingAtheist em particular mostra uma mulher que ficou indignada porque o programa de alcoólicos anônimos que ela frequentou forçou-a a acreditar em Deus (contrariando a liberdade religiosa), afirmando que ela não seria capaz de ficar sóbria por conta própria. Então ela mentiu, está sóbria por 35 anos e criou uma organização de alcoólicos anônimos desprovida de religião.

No show Miracles for Sale, o ilusionista Derren Brown ele mostra truques que podem ser feitos para realizar milagres e atenta para pastores enganadores que usam estes artifícios para convencer pessoas a fazerem doações em dinheiro; em Séance, ele mostra como invocar espíritos e, em Messiah, ele imita vários "profetas" famosos, de várias religiões.

O (falecido) humorista George Carlin fez discursos contra a guerra e contra divisões sociais, além de também fazer várias sátiras às ideias religiosas.

Nesta lista, não pode faltar a atriz Angelina Jolie, que é conhecida pelo seu trabalho humanitário na África e que, embora não seja uma ateia militante, já professou que não se importa se Deus existe ou não, o que a classifica como ateísta negativa.

Enfim, de qualquer forma, não e correto classificar ateus com estes termos que são comumente utilizados pela maioria religiosa. Não tenho intenção alguma de vitimizar o ateísmo, apenas desmistificar as associações que são feitas entre ateísmo e imoralidade, principalmente porque preconceito, assim como violência e muitos outros problemas da sociedade atual, não tem sua fonte na “maldade inerente dos seres humanos”, mas no desconhecimento.

3 comentários:

  1. Se não existe um Deus que criou padrões de moral, bondade e ética. Estou errado em decidir ser desonesto, mentiroso, ladrão ou criminoso? Quem criou o certo e o errado? Se foi o ser humano, então posso fazer o mal, e se posso fazer o mal por que existe lei que me pune quando estupro ou roubo, haja vista que o bem e o mal é criação do próprio ser humano? Por que existe lei que pune alguem que vende drogas para crianças? O mal não foi criado durante a criação ou evolução do ser humano? Por que então não posso prática-lo? Por que aquela moça, Rosana, foi presa por ter matado os pais? Se não posso praticar o mal por que então a natureza criou este mal dentro de mim e não tenho o livre arbitrio para patrica-lo? Se Deus não existe e o diabo tambem não, e quando eu morro tudo acaba, por que criaram tantas penitenciarias, por que não dou emprego a um ladrão, por que não faço amizade com um pedófilo e deixo ele entrar na minha casa e brincar com minha filha? Se todo carater bom ou mal faz parte da evolução da natureza, Quem tem autoridade para me ensinar que devo fazer o bem ao invés do mal, se o bem e o mal foi criado dentro de mim? Por que tenho que levantar todo dia de madrugada para trabalhar honestamente, se posso em um dia ganhar roubando o que ganho em trinta dias trabalhando? Por que tenho que ser honesto? Eu não entendo, que recompença eu tenho com sendo bom, se não a recompença boa ou ruim para quem é mal?
    Conclusão, acho que somos todos hipócritas, se o mal faz parte da natureza humana, assim como o bem, por que criamos leis para nos limitar, para fazer o bem não há limites e por que para o mal há, se os dois foram formados dentro de mim?
    Já que não existe Deus para dizer o que é certo e errado e a consequencia de cada escolha, por que existem pessoas aqui no mundo para fazer esse papel? Será que são deuses humanos?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, a resposta para a sua questão é bem simples.

    Se não existe certo e errado, então não é errado nós, como sociedade, instituirmos leis sobre o que é certo e o que é errado. Também não é errado nós criarmos um sistema de justiça para julgar as pessoas baseando-nos nessas leis e taxarmos de criminosas aquelas que não as respeitam, e não quem possa nos condenar em entregar à polícia a autoridade usar a força necessária para que a lei criada por nós mesmos seja cumprida.

    Se não há moralidade absoluta ou um (ou mais de um) ser sobrenatural que julgue cada um dos seres humanos de acordo com ela, então vale a vontade predominante. Por mais irônico que isso pareça, a vontade predominante é a manutenção de um conceito de moralidade que visa o bem-estar do ser humano.

    Se isto faz de nós hipócritas, qual o problema? Se alguém decidir desobedecer a lei que nós criamos, goste ele ou não, nós faremos o possível para que seja feita a justiça. A justiça que nós criamos. Sim, somos bem ousados para um bando de macacos. Isto faz de nós "deuses humanos"? Oras, que seja, quem nos julgará por isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. os homems na verdade é que são deus! assim são eles que inventam a sua existencia, criam leis,e toda estrutura social que existe!assim quem jugaria se o homem fosse deus? o proprio homem! porq na realidade se dizermos q as pessoas que acreditam em Deus são alienadas,por nao terem a capacidade de critica pessoal da fé professada, assim também podemos dizer q nos ateus também perdemos nossa capacidade de critica qdo confiamos ortodoxamente nas coisas, como a cientificidade, pois assim como existem homems q criam a religião para enganar, a ciencia enquanto fruto humano nao foge a regra!emfim o que eu quero dizer é q não existe ser humano totalmente racional.E se um dia existe o mundo nao sera perfeito será um saco! por q ateus ou nao todos somos movidos grande parte das nossas vidas por sentimentos... e é os sentimentos que nos faz acreditar em algo, afinal somos uma eterna reprodução do q aprendemos,se somos ateus aguem nos ensinou, se somos religiosos alguem nos ensinou.Assim somos a reprodução de tudo q ja existiu.Por fim queero dizer que tanto a sociedade quanto a religião sao responsaveis pelas desgraças do mundo,são instituiçoes destintas na forma de agir mas acabam produzindo os mesmos resultados sabe porq?poq o prazer natural do homem é dominar seja de q maneira for!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...