terça-feira, 30 de agosto de 2011

Teorias de conspiração


Quando um grupo de pseudo cientistas não conseguem provar as afirmações que eles fazem e para as “evidências” que eles apresentam, a credibilidade deles fica bem comprometida. E qual é a solução? Uma teoria de conspiração!

Os que acreditam em extraterrestres dizem que o governo dos EUA e da China encobrem as evidências alienígenas. Tem aquela teoria da Nova Ordem Mundial e não sei mais o quê. Tem outras três teorias de conspiração no filme Zeitgeist: Jesus Cristo foi inventado pelo Império Romano para controlar o povo, o ataque de 11/9 foi planejado pelos EUA e a terceira tinha a ver com bancos, nem assisti. As religiões cristãs dizem que o mundo é do demônio, as pessoas querem se afastar de Deus, etc, etc. E os criacionistas insistem em afirmar que a ciência quer, a todo custo, “acabar com Deus”, destruir qualquer evidência de que ele exista, enfim, tudo um plano de conspiração dos “naturalistas”.

Se o que você quer é “provar” uma teoria que não faz o menor sentido, primeiro, faça-se de vítima, diga que ninguém ouve o que você tem a dizer nem dá valor para o seu ponto de vista. Depois, diga que a culpa pelo ouvinte não acreditar é dele mesmo – ele está sendo tendencioso, conveniente… Aí, para explicar porque todo mundo está errado e você não, invente uma teoria de conspiração.

Provas? Esqueça as provas! Apenas arranje umas evidências circunstanciais e tudo resolvido. Quem sabe o que está acontecendo não vai cair na sua, mas o povo, desinformado, acredita, todo mundo adora uma teoria de conspiração. E quando alguém se apresentar, analisar a situação e explicar o que realmente está acontecendo, daí você fala que ele faz parte da conspiração! Olha que conveniente!

Estes criacionistas que foram criticados e “perseguidos” não foi meramente por serem criacionistas, mas por não terem sido cientistas. É claro que o criacionismo tem péssima reputação no meio científico, assim como teorias alienígenas, homeopatia, clarividência, energias, astrologia… Mas esta reputação foi conquistada pelos seus próprios proponentes, não por uma “conspiração para acabar com Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...