quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Os santos "incorruptos": como mentiras se tornam verdade

É a mão divina estendendo-se sobre os corpos desses indivíduos exemplares como testemunho de sua santidade. Incorruptos na vida, incorruptos também na morte. Mesmo após séculos desde a morte deles, seus corpos estão tão bem preservados que eles até parecem estar dormindo. E não só isso: ao contrário do que comumente acontece com cadáveres, estes não fedem a podridão da morte, mas exalam o perfume da santidade. Santa Bernadete - talvez o caso mais famoso - parece estar à espera do beijo de um príncipe encantado. Um verdadeiro milagre, é impossível que haja outra explicação.

Bem, pelo menos, isso é o que dizem por aí. Há inúmeras na Internet afirmando que a incorruptibilidades dos santos é verdadeira e que a ciência não consegue encontrar uma explicação plausível, natural para este fato... Então só pode ser verdade!

Santa Bernadete de Lourdes
Será?

Vamos analisar a história do corpo de Santa Bernadete após a sua morte, em 1879. Note-se que o site contando a história é católico. Trinta anos após a sua morte, o corpo foi exumado para ser examinado para processo de canonização. Um cirurgião e um doutor examinaram o corpo sob juramento. O estado de preservação do corpo era "perfeito" (sic).

O hábito estava umedecido, o rosto estava pálido. Ao remover o hábito, perceberam que os membros estavam rígidos e tensionados - e, de fato, o corpo todo estava rígido, de tal maneira que eles puderam virar e desvirar o corpo. As costelas estavam protuberantes e o estômago estava afundado. As partes mais baixas do corpo estavam enegrecidas, o que "parecia ter sido resultado do carbono que foi encontrado em grandes quantidades no caixão". As freiras que acompanhavam o procedimento lavaram o corpo e colocaram-no em um novo caixão. Nas poucas horas que o corpo ficou exposto ao ar, ele começou a escurecer. O caixão foi selado e guardado.

Escurecer? Hum...

O próprio texto diz que a preservação do corpo não é necessariamente milagre, mas pode estar ligado com as condições em que o corpo foi sepultado.

Dez anos depois, o corpo foi novamente exumado e analisado por dois doutores. O corpo estava praticamente mumificado. A pele estava ausente em alguns lugares, embora ainda estivesse presente na maior parte do corpo. Algumas das veias estavam ainda visíveis. Os músculos estavam atrofiados, mas bem conservados, a pele estava enrugada devido aos efeitos da umidade do caixão.

A última exumação se deu em 1925. Nesta ocasião, o corpo foi envolto em faixas, exceto no rosto e nas mãos. O rosto foi impresso para que a firma de Pierre Imans de Paris pudesse criar uma leve máscara de cera baseada nesta impressão e nas fotos disponíveis. Isto era uma prática comum, pois o enegrecimento da face e afundamento dos olhos poderiam dar uma impressão desagradável ao público.

Convido-o, caro leiro, a examinar as máscaras de cera nas fotos de vários santos. Veja também quantas vezes a palavra wax (cera, em inglês) aparece nesta página que defende que a incorruptibilidade dos santos é um milagre.

É assim, caro leitor, que se esconde a verdade, para que o povo não "perca a fé" - ou seja, não questione e continue pagando o dízimo. Com uma máscara de cera.

São Pio de Pietrelcina
Nos últimos 15 anos, entretanto, uma nova visão dos Incorruptos começou a emergir. A pedido do Vaticano, patologistas, químicos e radiologistas italianos estiveram estudando os corpos de homens e mulheres antigos enterrados nos relicários das igrejas. [...]

Em Cortona, Fulcheri juntou-se aos outros examinadores, fazendo o juramento requisitado a todos os participantes de tais procedimentos: ele jurou respeitar os restos dos santos, de não pegar nada e de dizer a verdade a respeito das suas descobertas. Então ele e seus colegas romperam os lacres do relicário e carregaram o corpo da santa [Margarita] a uma área privada da catedral. Conforme Fulcheri levantou gentilmente a borda de seu vestido sobre suas pernas, todos os reunidos começaram a murmurar. Várias longas incisões haviam sido feitas ao longo de suas coxas; havia outros cortes mais fundos ao longo do abdome e peito. Claramente feitos após a morte, eles haviam sido costurados com uma linha grossa e preta. Santa Margarita fora artificialmente mumificada.

Investigando documentos históricos e eclesiásticos, Fulcheri fez uma descoberta surpreendente: "As pessoas [de Cortona] pediram à Igreja que a embalsamasse," diz ele. De acordo com os relatos, eles fizeram este pedido publicamente. Mas ao longo dos séculos, este fato havia se perdido. As pessoas assumiram, dado o estado do seu corpo, que ela havia sido preservada por um ano divino. Os reconhecimentos canônicos realizados no corpo pouco fizeram para corrigir o relato. Os examinadores detectaram a fragrância dos unguentos e especiarias sobre ela, mas eles estavam muito embaraçados para fazer nela um exame físico completo. "Eles haviam puxado seu vestido para trás, mas só um pouco para ser sincero," observa Fulcheri.
(Cópia disponível neste link)

O texto acima fala sobre a mumificação artificial que foram feitas em outros santos: Santo Emiliano, São Gregório Barbarigo, Santa Clara de Montefalco, Beata Margarita de Metola, Santa Catarina de Siena, São Bernadino de Siena e Santa Rita de Cássia (os últimos cinco receberam cortes de forma similar à Margarita de Cortona). O Padre Pio também não escapa à lista dos embalsamados - e, apesar disso, seu rosto estava degradado na sua exumação, 40 anos após sua morte, e, por isso, foi colocada sobre seu corpo uma máscara de cera. Há outros santos cujas tumbas favoreceram a preservação dos corpos por suas condições químicas e de temperatura, causando uma mumificação natural.

Santa Clara de Montefalco
A preservação de corpos varia muito com as condições ambientais a que o corpo é submetido. Isso, de fato, não é completamente compreendido pela ciência. Frequentemente, porém, há confusão entre as pessoas quando se diz que a ciência não compreende algo - isso não é nem de longe prova de que não há uma explicação e nem mesmo que a ciência não é capaz de chegar a uma conclusão. Se a ciência não compreende, é porque falta evidências ou tempo de pesquisa para encontrar a resposta à pergunta.

Afirmar a ausência de explicações por parte da ciência é prova de que há um milagre é uma falácia conhecida como argumentum ad ignorantiam (argumento da ignorância).

Os santos católicos não são em nada especiais - há santos da Igreja Cristã Ortodoxa, monges budistas e até pessoas comuns cujos corpos se preservaram acima do comum. Cerca de 20 budistas sofreram mumificação após uma rigorosa dieta para emagrecer e tornar o corpo tóxico a parasitas, permanecendo isolados numa caverna, que era selada por um tempo após o falecimento para depois ser aberta para verificar se ocorreu a mumificação.

O vídeo abaixo atesta que os cientistas estão "perturbados" com a preservação do monge Lambo Lama Liigelov. Entretanto, sabe-se que seu corpo foi preservado com sais de brometo.


Há interesse tanto religioso quanto financeiro nas relíquias de santos e é por este motivo que eles são frequentemente embalsamados e desenterrados. A enorme quantidade de relíquias de santos com preservação acima da média é demonstração, não de algum milagre, mas de como as pessoas têm um fascínio por eles. Quer eles mereçam tal fascínio, quer não.

Quero chamar-lhe a atenção, caro leitor, a todo este rebuliço acerca dos corpos dos santos. Se alguém desenterra um indivíduo qualquer - que, sabe-se, não foi nenhum santo - e percebe que seu corpo está razoavelmente preservado, pode até se espantar, mas não sairá gritando "milagre" pelos telhados. Muitas vezes testemunhei o fascínio de leigos pelas múmias egípcias, afirmando que muitas delas estavam inexplicavelmente preservadas, mas nenhum deles testemunhava que a única explicação para isso seria uma intervenção sobrenatural.

Por outro lado, se o corpo é de um santo... as pessoas tornam-se extremamente crédulas. Qualquer sinal de preservação - por menor que seja - torna-se, do ponto de vista dos fiéis, inexplicável, até mesmo para a ciência, senão por milagre. Os fatos são cada vez mais exagerados conforme são transmitidos de boca em boca e poucos se preocupam em certificar-se de que os relatos são verdadeiros. Em pouco tempo, aparecem páginas de Internet com aparência de científicas atestando para a incontestabilidade da existência de milagres, apesar dos autores não terem sequer estudado putrefação de corpos.

E assim fica a lição: relatos populares são exagerados. As pessoas acabam por inventar algumas mentiras e exagerar outras para defender seu próprio ponto de vista. De forma não intencional, diga-se de passagem, e é exatamente por isso que elas soam tão convincentes: pois não são mentiras maliciosas, mas sinceras.

O mais revoltante nisso tudo não é a confusão ou a credulidade do povo, mas a (falta de) posição do Vaticano. Não é interessante o quanto a Igreja se pronuncia com tanto vigor acerca de coisas que ela não sabe? Por exemplo, as vontades divinas, entre tantas outras coisas que são impossíveis de se saber e, principalmente, de se contestar. Entretanto, quando se trata de algo que ela realmente sabe, mas que seria inconveniente para ela que as pessoas soubessem, ela se cala feito uma porta! Afinal de contas, que problema há em transgredir o sétimo mandamento em nome da fé, não é? Que mal há em enganar as pessoas - ou deixar de esclarecê-las - para que elas continuem a acreditar? Para a Igreja, ironicamente, é inconcebível que as pessoas se "enganem" a respeito da camisinha, "achando" que ela é permissível, mas que elas não saibam que santos foram embalsamados e receberam máscaras de cera, ah, aí não tem problema! Que as pessoas continuem caminhando de joelhos para pagar promessas aos santos, isso lhe é extremamente conveniente e não lhe pesa nem um pouco na consciência que o façam por uma ilusão.

Desde que continuem católicas, não há problema algum!

Alguém no passado cometeu um enorme erro ao dizer que fé é uma dádiva divina, um presente do Espírito Santo. Quando percebe-se que os mais esclarecidos, em nome da fé, permanecem de braços cruzados enquanto os fiéis iludem-se uns aos outros, isso é sinal de que a história foi longe demais. É uma ilusão acreditar que agir de tal maneira é justo e bom "aos olhos de Deus", quando, de fato, estão mascarando a verdade com uma máscara de cera. Ao venerar os santos como seres extraordinários, a santidade torna-se inalcançável e os santos, inimitáveis. Como santidade é erroneamente confundida com bondade, o resultado é que as pessoas acabam por concluir que bondade é difícil, um fardo, que é alcançada através da fé, da religiosidade e que a mais verdadeira e pura bondade está reservada a estes semideuses os quais chamamos santos. Mentiras e mais mentiras vão se tornando verdade sem que ninguém perca o sono por isso.

178 comentários:

  1. Em nenhum momento a Bíblia fala sobre tal coisa como corpos de crentes que morreram e permaneceram incorruptíveis.

    http://operdaodedeus.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7 Bendirei o Senhor, que me aconselha; na escura noite o meu coração me ensina!

      8 Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.

      9 Por isso o meu coração se alegra e no íntimo exulto; mesmo o meu corpo repousará tranquilo,

      10 porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu santo sofra decomposição.

      11 Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita.

      Salmos 16:7-11

      Excluir
    2. procure saber quando surgiu a biblia.

      Excluir
    3. Eles precisam procurar sobre a religião babilônica, a qual é muito semelhante à histórias da bíblia

      Excluir
    4. O mais interessante é que sempre tem um católico dizendo procure saber de onde veio a bíblia
      Saiba q nos livros apócrifos tem anjo ensinando bruxaria
      É anjo mentindo sobre o próprio nome

      Excluir
    5. Lúcifer era um anjo e com ele muitos outros foram precipitados. Provável que seja deles que estão falando esses escritos.

      Excluir
    6. TEXTO muito fraquinho, incompleto, cheio de lacunas. O assunto em questão é tratado cientificamente há quase um século. O presente artigo é medíocre, incompleto e tolo.

      Excluir
    7. Este texto dos Salmos fala sobre Cristo...que é quem está assentado à direita do Pai. O corpo dele foi preservado...o corpo dele não conheceu a corrupção...após a ressurreição o corpo dele se tornou corpo glorioso. Só o dele!

      Excluir
  2. Tenho consciência de que incorruptibilidade não se encontra na bíblia, mas há outras crenças do cristianismo que não estão, como, por exemplo, a santíssima trindade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. trindade e o conjunto de tres seres, na igreja pai,filho e espirito santo,se nao esta na biblia e porque a igreja nao achou necessario ja que se nao fosse a igreja catolica nao existiria a biblia.

      Excluir
    2. Minha querida, deixa eu lhe corrigir, a Bíblia existiu antes de qualquer forma de religião, e só para reforçar, a grande maioria dos católicos não leem a bíblia ou na mesma hora deixariam de seguir uma "religião" tão moldada pelas mãos dos homens...

      Lorena

      Excluir
    3. Permita-me discordar... A Bíblia nos moldes como temos hoje surgiu sim depois da religião... Na época já existia a religião judaica, assim como outros, mas foram os monges católicos que preservaram a maior parte dos escritos sagrados e os congregaram num único livro ao qual chamamos Bíblia.

      De fato existem muitos católicos que não leem a Bíblia... Que triste! Na verdade não podem ser chamados sequer de católicos! E ainda mais triste! São exatamente aqueles que se deixam levar por qualquer tribulação ou nova "moda religiosa". São tambem aqueles que em geral nao conseguem viver um vida totalmente tranquila, possuem imensos vazios, muitas vezes não conseguindo dar nomes a estes vazios... Sim! Leio a Bíblia e a cada dia que leio mais, que me aprofundo em seu estudo, o único desejo em meu coração é justamente nao me afastar do cristianismo! E realmente percebo que nao é obra de homens, mas de Deus! Se você nao tem essa experiência, talvez esteja cheia de si mesma e encare a Bíblia e a religião com uma certa "intelectualidade" e um pouco de orgulho... Convido-a a fazer uma experiencia de despojamento de mentalidade e deixar-se conduzir pelo Espírito! Tenho uma experiência com o Cristo, vivo e Ressuscitado! Experiência concreta, pessoal! E essa experiência me faz ter a certeza de que Cristo está vivo!

      Excluir
    4. O que vale para você, não necessariamente serve a outros. Se a cada leitura da Bíblia você se aproxima de Deus, outros se afastam dela à medida que se aprofundam em seus textos. O problema é o foco. Se você lê a Bíblia tendente a acreditar em tudo que nela está, consequentemente isso irá reforçar a sua fé. Se outro ler tendente a desacreditá-la, também reforçará sua incredulidade. Quando pede para abster-se da "intelectualidade" está sugerindo que a pessoa simplesmente aceite o que está escrito sem contestação. Isso seria o guiar-se pelo espírito, na sua concepção. O fato é que, com guia espiritual ou não, o racionalismo não pode ser deixado à parte. Os muçulmanos também se fecham a qualquer argumentação, pois se protegem de qualquer racionalismo que possam combater a fé. Se você convida alguém a fazer uma experiência de "despojamento de mentalidade", deve estar aberto ao convite da outra parte com a qual não concorda, para uma leitura não emocional da

      Excluir
    5. 1. Na encarnação – Lucas 1:35 – As três pessoas, em diferentes funções, são mencionadas.
      2. Batismo de Jesus – Mateus 3:16 e 17 – O Pai, o Filho e o Espírito Santo presentes por ocasião do batismo.
      3. A comissão evangélica – Mateus 28:19 – Outra vez encontramos a Trindade na fórmula oferecida para o batismo dos crentes.
      4. Na Ressurreição de Jesus – Atos 3:26; II Tessalonicenses 1:10 João 2:19-21 – Temos o Pai e o Filho envolvidos na ressurreição. Para completar o quadro, temos Romanos 8:11. Aqui o Espírito é apresentado como autor da ressurreição de Cristo. Atos 17:31 menciona Deus, o Pai, ressuscitando. O Deus triúno participou na ressurreição de Jesus.
      5. Bênção apostólica – II Coríntios 13:13 – Outra vez, o Pai, o Filho e o Espírito Santo atuando em favor da igreja cristã.

      Excluir
    6. rsrsrs, devem achar que a Bíblia caiu do céu com zíper e tudo. rsrsrs

      Excluir
    7. A Divindade do Espírito Santo não se encontra na Bíblia, assim como a crença da natureza divina e humana em Jesus Cristo. A Igreja Católica definiu essas e outras verdades. Porque ela TEM AUTORIDADE pra isso.

      Excluir
    8. agora falta os 10181 erros...isaias 36..12...o morcego ave..a lebre ruminante...salmos 137...9...etc

      Excluir
    9. falta a bernadete curar a asma..nem depois da mulher aranha dos pagaos lhe aparecer...bora la bernardete..curar amputados....mongoloides...anoes...mortos cremados....ateu atomico a dar dor de cabeca as divindades catolicas pagãs....

      Excluir
  3. Além disso, o texto não trata apenas da incorruptibilidade ou não dos santos, mas da facilidade com que as pessoas espalham mentiras simplesmente porque tais mentiras suportam o que elas acreditam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que o mau caráter do gustavo Henrique não diz é que a própria Igreja Católica financia estas pesquisas. Mas é a mania do ateu fanático: mentir, falsificar e distorcer a realidade.

      Excluir
    2. E qual é a relevância disso?

      Excluir
    3. Deus abençoe Gustavo!

      Excluir
    4. Concordo com o Gustavo!
      E pelo texto acima fica claro que a "mania de mentir, falsificar e distorcer a realidade" é comum em católicos fanáticos.

      Excluir
    5. Não adianta se a pessoa não for Católica não vai aceitar o que acontece com os Santos, mais por exemplo acredita em um charlatão como o Edir Macedo que coragem de contestar a transformação de água em vinho só porque Maria pediu a Jesus Esse é um dos maiores Anti Cristo que já vi. Na bíblia diz que virão falsos profetas mais o povo ainda cai em Religiões muitas vezes fundadas em um fundo de garagem só para tirar o dinheiro do povo. A verdade é uma só Respeite os outros e será respeitado. Cabe a Deus o julgamento de cada um de nós.

      Excluir
    6. Vejo que a ignorancia aqui e grande... Vamos falar de Bernartede soubirous, vcs sabem o que acontece em um corpo apos a morte? Apos trinta anos que foi a primeira exumacao, vamos analisar somente o ponto de vista da ciencia e tomar conclusoes pq falantes existem de monte. OBS: Se o corpo fosse mumificado estaria no parecer dos medicos responsaveis e mesmo assim o estado do mesmo e estaria muito diferente.

      Excluir
    7. Cada um acredita no que quer acreditar, negar o fato da existência de uma força maior e divina e negar a existencia do ar que respiramos,a fé não pode ser medida mas pode ser comprovada. Qual imperior ou instituição que ja dura mais de 2000 anos, passando por tantas provações e crises, essa é nossa Igreja Catolica, a unica deixada por Jesus e não inventada por qualquer homem que acha que é o dono da verdade, contestem o quanto quiserem mas não sou eu que falo e sim Jesus em: Mateus 16-18.
      Elisangela

      Excluir
    8. Concordo plenamente!!!!!

      Excluir
  4. sempre desde o inicio a igreja foi e será contestada, mas os cães ladram e a caravana passa. dois mil anos fundada por jesus cristo , mas as portas do inferno não prevalecerão,contestem guadalupe ,lanciano, dona lola, irmã dulce madre tereza s. francisco santo inacio de antioquia. a didache, a biblia feita e organizada pela igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diga-se o mesmo para o Hinduísmo, o Budismo e o Judaísmo, que são religiões mais antigas que o cristianismo.

      Excluir
    2. Deve ser por isso que mais de 1/3 das pessoas do MUNDO são dessa religião....

      Excluir
    3. Mas não foram fundas por Jesus Cristo!

      Excluir
  5. A ICAR é muito famosa por suas mentiras. Quem não se lembra do Sudário de Turin e as falsificações dos trabalhos de Flávio Josefo e Tácito?
    Ela nunca permitiu uma análise de cientista nestes santos por temer a verdade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro, "as mentiras" você é que acreditou. A ICAR, se é que essa abreviatura/sigla existe, permitiu o Santo Sudário à testes. Inicialmente, testaram um pedaço de entrelace medieval, pois o Sudário já foi parcialmente restaurado naquele período, depois de um incêndio que lhe consumiu as bordas, por isso não bateu com o Carbono 14. Contudo, novo teste foi feito, com tecido central, e dessa vez bateu com o Carbono 14. Chupa essa, ignorante de merda. (Ah, eu não sou católico, sou historiador).

      Excluir
    2. >> "Contudo, novo teste foi feito, com tecido central, e dessa vez bateu com o Carbono 14."

      De fato, os cientistas detectaram o problema da retecelagem francesa pela qual o Sudário passou e descobriram que, por causa disso, os resultados dos testes de Carbono 14 são inverídicos, mas nenhum novo teste foi feito desde então.

      Se você tiver alguma fonte afirmando o oposto, por favor, apresente-a.

      Excluir
  6. Sobre a questão da trindade ela não é uma invenção da igreja católica (de fato o catolicismo está recheado de lendas, mitos e doutrinas que são totalmente estranhos as escrituras...mas a questão da Trindade não). A trindade (que não é nada mais do que a revelação de que DEUS É UM SÓ, porém, em TRÊS partes/pessoas) pode ser vista nas páginas das Sagradas Escrituras. E essa revelação está logo no começo do livro de Gênesis onde se lê ''E disse Deus: Façamos o homem à NOSSA imagem, conforme a NOSSA semelhança''. Perceba que está no plural. NÃO SÃO três deuses, mas sim, um só Deus em três partes/pessoas. Como assim?

    Repare que as escrituras afirmam que o ser humano foi criado À SEMELHANÇA DE SEU CRIADOR. Mas que semelhança seria essa? Assim como Deus, o ser humano também é TRIPARTIDO, ou seja, possui TRÊS partes: o corpo, a alma e o espírito. Veja o que diz em 1 Tessalonicenses 5:23: ''e todo o vosso ESPIRITO, e ALMA, e CORPO, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo''. São três partes distintas que formam um todo: você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o Gênesis diz "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem", não está se referindo à santíssima trindade. Acontece que a maior parte do Antigo Testamento foi originalmente escrita em um contexto politeísta. Os textos originais falam em Elohim e Iavé, dois deuses distintos. No Gênesis, quem fala é Elohim, o pai dos outros deuses: "E disse Elohim [aos outros deuses]: Façamos o homem à nossa imagem".

      Quem diz isso não sou eu. São os historiadores do antigo testamento, muitos dos quais, aliás, são cristãos. Essa opinião é consenso entre os historiadores, e há muitas evidências corroborando esta tese, não vou apresentá-la aqui.

      De fato, concordo com você que a santíssima trindade não foi invenção da ICAR, a ICAR só nasceu no século IV, essa ideia apareceu entre os séculos II e III.

      Os outros comentários são pura pregação, por isso, não vou nem comentar. Se quiser discutir, em vez de pregar, apresente fatos.

      Excluir
    2. Primeiramente, nem tudo que está na história do Cristianismo está na bíblia. Segundo, a Trindade parte da interpretação do Novo Testamento e do Evangelho. Terceiro ponto, o aparente "pluralismo" do hebraico, com relação a "deuses", na prática, não se sustenta, pq o plural do hebraico não quer dizer literalmente um reconhecimento do politeísmo, mas tão somente uma forma de escrita do hebreu com o nome de Deus. O problema é que os ateus são intelectualmente desonestos e vigaristas. O Sr. Gustavo pega meia dúzia de textos desencontrados no google e não estuda porra nenhuma. Ateuzinho de wikipédia e de ATEA é assim mesmo.

      Excluir
    3. Engano seu, estudei muito sobre a História do Novo Testamento, por exemplo, assisti a um semestre de aulas da universidade de Yale e li um livro sobre o assunto, fora várias pesquisas pelo Google (melhor do que fazer cursinho na igreja e não questionar essa informação).

      A primeira afirmação que você apresentou é totalmente irrelevante.
      Segundo, eu sei dessas aulas que eu assisti que "interpretação" da Trindade no NT nada tem a ver com a intenção original dos autores, e não tem referência alguma sobre isso nos evangelhos. Nada histórico, se a ICAR procura interpretações sobre isso, isso, de novo, é irrelevante, até porque é possível interpretar qualquer coisa.
      Terceiro, qual é o historiador do Velho Testamento que sustenta essa afirmação? Posso apresentar vários que sustentam o oposto.

      Excluir
    4. E não me associe à ATEA. Não sou ateu proselitista, muito menos apelo para discursos de ódio. Em nenhum momento neste blog eu afirmei categoricamente "Deus não existe" ou "o cristianismo é uma farsa". Estou aqui simplesmente debatendo com aqueles que querem debater, colocando a minha opinião sobre os assunto e faço isso com o devido respeito à diversidade e à liberdade religiosa.

      Excluir
    5. Em todos os salmos diz que Deus manda seu Espírito(Espírito Santo para santificar), em João 1 diz muito que a trindade é Junta a Cristo e que ele vos batizará com o Espírito Santo, em note que em João 16 Jesus diz que o Espírito santo(Espírito da verdade) glorifica ele e que ele, em Mateus 28("Jesus disse aos discípulos: Ide e batizai todos em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"), em João 14 diz que Jesus está em Deus pai e Deus pai nele e que ninguém vai ao pai senão por ele, No capítulo 16 afirma a mesma coisa, e O próprio Deus pai havia mandado que naquela época de Moisés traçassem um sinal da Cruz nas portas das casas, em Ezequiel 9,3-7 Deus manda seu anjo a dizer a Ezequiel para traçar a Cruz na testa dos israelitas, e Jesus morreu numa Cruz(dizendo a várias partes do evangelho como seria sua morte, quando na Cruz:"Meu Deus meu Deus por que me abandonastes?... Recitando salmos 21 ou 22, depende da Bíblia) e etc. E sendo que a tradição de fazer o sinal da Cruz Já vinha do Judaísmo.

      Excluir
  7. Agora repare em outra coisa. A Bíblia as vezes se refere a Deus como um todo, mas às vezes se refere a uma ou outra pessoa da Trindade de modo individual(seja Deus Pai, Deus Filho ou Deus Espírito Santo). Quando EU chego em algum lugar EU NÃO DIGO: ''Boa noite pessoal...eu sou o ESPÍRITO Rodrigo, a ALMA Rodrigo e o CORPO Rodrigo''. Mesmo que eu seja formado por estas três partes, NÃO é assim que eu me apresento, o que eu digo é: ''Boa noite pessoal, eu sou O Rodrigo''.

    Mas às vezes eu não posso falar assim. Veja um exemplo. Se eu estou sentindo uma forte dor, não é suficiente que eu diga ''EU sinto uma forte dor''. Por quê não é suficiente? Porque eu tenho que dizer ONDE É que sinto essa dor, ou seja, EM QUAL DAS MINHAS TRÊS partes eu estou sentindo essa forte dor. Se a dor for em meu CORPO, é de um médico que eu preciso. Mas se a dor for em minha ALMA, é de consolação que eu preciso.

    ResponderExcluir
  8. E é exatamente o que as sagradas escrituras fazem. Quem escreveu a Bíblia? Deus. Portanto Ele é quem sabe quais são os momentos em que convém se revelar a nós como DEUS, ou como UMA DAS PESSOAS DA TRINDADE.

    Mas ainda tem mais. Os cientistas ou até mesmo qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento sabe que cada coisa deve estar em seu devido lugar e na sua devida função. A natureza está REPLETA de exemplos de como cada coisa tem a sua função. Veja o homem por exemplo. Se você quer movimentar um objeto (um carro por exemplo), você terá que usar uma de suas três partes, e sabemos muito bem que será o corpo. Seu espírito e sua alma não servem para tirar esse carro do lugar.

    Por isso a Bíblia mostra que cada pessoa da Trindade tem a sua função. POR ISSO É QUE A BÍBLIA JAMAIS diz que foi o Espírito Santo, nem mesmo que foi Deus Pai que carregou os nossos pecados naquela cruz e foi condenado por eles em nosso lugar. O que é que a Bíblia diz? Que foi O FILHO (ou seja, Deus Filho) quem fez isso. Mas por quê? Porque só ele poderia fazer isso, o Pai e o Espírito Santo NUNCA poderiam fazer isso (eu adoraria explicar melhor, mas para não me estender muito vou finalizar a seguir).

    ResponderExcluir
  9. Para concluir, repare em uma última coisa. Voltando ao exemplo daquele carro que você movimentou. SÓ O SEU CORPO poderia tocar, manipular e mover aquele veículo. Mas note que isso jamais teria acontecido se a SUA ALMA não tivesse desejado cometer essa ação. Portanto, a sua alma e o seu corpo se relacionam entre si. E É POR ISSO QUE A BÍBLIA NOS PERMITE ver como as três Pessoas da Trindade (as três partes de Deus) se relacionam. Em versos como Mateus 3:17 (''E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo''), Hebreus 10:9 (''Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo'') e outros podemos ver a relação íntima, indissolúvel e amorosa que existe entre as três Pessoas da Trindade. Que Deus o abençoe.

    http://www.youtube.com/user/rodrigoromrrc?feature=mhee

    ResponderExcluir
  10. Olá Gustavo, os outros comentários sobre os quais você disse que não iria comentar porque são pura pregação, são apenas comentários que fiz sobre a questão da Trindade. Não entendi seu comentário visto que não houve pregação nenhuma nos outros comentários que fiz. Com relação aos historiadores ''cristãos'', isso pouco me diz. Boa parte das igrejas (com seus membros, pastores e sei lá mais o quê), professores, historiadores NEM SEQUER CREEM no Evangelho (a mensagem da Bíblia), e se não creem no Evangelho é PORQUE NÃO CREEM no Jesus da Bíblia. São pessoas que jamais se arrependeram e que vestem uma ''roupa religiosa''.

    Se eu fosse realmente pregar o que a Bíblia ensina do começo ao fim (sim, de Gênesis a Apocalipse) eu teria que dizer a você que, aos olhos de Deus, eu, você, Adolf Hitler, Osama Bin Laden somos TODOS IGUAIS NO FUNDO. Sim, no fundo, porque por fora podemos parecer bons...

    ResponderExcluir
  11. Se eu fosse pregar eu teria que dizer que Deus não vai julgar eu e você pelo nosso estilo de vida (seja você um ''serial killer'' ou a pessoa que faz mais caridade deste mundo), mas sim, pelo o que existe no fundo do nosso coração. Portanto, este é o único julgamento que você pode ter a certeza do que vai acontecer quando chegar o seu momento. Você será condenado.

    Se eu fosse pregar eu teria que dizer que Deus DEVE condenar o ser humano pois Deus ODEIA O MAL. Diferente de mim e de você que TEMOS PRAZER NO MAL. (se EU fosse lembrar de cada risada que já dei por cada piada e comentário ''engraçadinho'' sobre coisas que NÃO DEVERIAM TER GRAÇA pra mim eu perderia a conta....e sei que você, nem ninguém, é diferente de mim)

    ResponderExcluir
  12. Se eu fosse pregar eu deveria dizer que DEUS SENTE ÓDIO PORQUE DEUS É AMOR. Se você diz que ama bebês e crianças e não se REVOLTA OU SENTE ÓDIO quando vê uma mãe abandonando um bebê numa lata de lixo pra chorar até morrer, então é porque você NÃO AMA bebês e é um mentiroso e hipócrita. SE DEUS AMA tudo o que é bom e puro, então ELE PRECISA AO MESMO TEMPO, ODIAR, tudo aquilo que não é mau e perverso.

    E SE DEUS odeia o mal, será que ele poderia ficar PARADO e simplesmente cruzar os braços E NÃO FAZER NADA? Eu tenho certeza de que se a sua mãe fosse atacada por marginais durante a noite e eu pudesse LIVRÁ-LA DELES mas ficasse vendo tudo da janela do meu quarto enquanto saboreasse um bom sorvete, eu tenho certeza de que você ME RESPONSABILIZARIA pelo o que aconteceu com sua mãe.

    ResponderExcluir
  13. Se eu fosse pregar, eu teria que lhe perguntar: ''Você acha que estou aqui fazendo terror psicológico com você porque digo que Deus DEVE E IRÁ CONDENAR O MAL?
    Se você acha terror psicológico eu dizer que Deus PRECISA FAZER JUSTIÇA E CONDENAR O MAL, então a partir de hoje você também não tem nem a moral e nem o direito de exigir nada da Justiça dos homens.

    Se assaltassem sua casa e matassem sua família a sangue frio bem na sua frente você então não pode mais exigir justiça nenhuma. E se o assassino ameaçasse voltar pra pegar você, então você não tem mais moral pra pedia a proteção daqueles podem livrar você:a polícia.

    Mas eu sei que mesmo que você ache minha pregação um ''terrorismo psicológico covarde'' EU SEI MUITO BEM, que se essas coisas acontecessem com você, você EXIGIRIA E GRITARIA POR JUSTIÇA

    ResponderExcluir
  14. Se eu fosse pregar eu deveria lhe perguntar:

    Se aquele homem que matou sua família fosse julgado num tribunal e na hora de anunciar o veredito o juiz do tribunal dissesse ''Ei pessoal, EU SEI que esse homem é culpado, mas sabem de uma coisa? Eu sou um juiz CHEIO DE AMOR no coração. Vou perdoar este homem e deixá-lo ir embora''. O que você faria? Bateria palmas pra esse juiz? Ou berraria e gritaria pedindo que trouxessem um OUTRO JUIZ QUE REALMENTE FAÇA JUSTIÇA???

    Mas Deus não pode julgar eu e você não é mesmo? Mesmo que nós julguemos e desejemos justiça.

    Mas você só aceitará QUE MERECE SER CONDENADO POR DEUS quando se convencer de quem você REALMENTE É NO FUNDO. Alguém que é INCAPAZ de amar tanto a Deus, quanto ao seu semelhante (seja mãe, pai, filhos, amigos). ''QUE LOUCURA'' você pode dizer....mas para Deus o amor não é o que eu e você sempre pensamos que fosse.

    ResponderExcluir
  15. Você ainda acha que existe uma só gota de amor no seu coração? Veja isto: http://www.youtube.com/watch?v=L971mYIE5Xo

    E se você acha que Deus quer que você o obedeça por puro medo e pavor Dele e do que ele pode fazer com você...veja isto: http://www.youtube.com/watch?v=_uinsmOHfkk&feature=relmfu

    ResponderExcluir
  16. O de Bernadete eu não sei, mas o corpo de Padre Pio continua intacto, mesmo tempos depois de sua exumação. Você fica tentando encontrar justificativas para fazer objeção à fé das pessoas ou até mesmo para justificar a sua falta de fé. Pode continuar estudando, mas você nunca vai encontrar explicação para a fé, pois é algo sobrenatural que transpassa os limites da razão.

    ResponderExcluir
  17. Gustavo, eu realmente adorei o seu post... meu irmao tentando tirar a minha " doença " ( Ser ateu ) me mostrou fotos de uns corpos santos incorruptos.. eu logicamente morri de rir por dentro, mas o respeitei.. para q ele nao parecesse tão retardado K

    Mas enfim, como eu sempre sei q tudo nas igrejas são farças decidi pesquisar qual é a podridão nessa historia desses corpos e achei esse seu maravilhoso post para me esclarecer

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma "Farsa" é o seu portugues, ateu de facebook.

      Excluir
    2. Ah, e só pra constar... Não é apenas o seu portugues que é fraco mas tambem sua opinião. Primeiramente por que as suas motivačoes ateistas parecem ter sido adotadas via musicas do ozzy ousborne e nao de fundamentos racionais,pois se assim fosse você nao apenas "riria do seu irmao por dentro" e sim defenderia seu ponto de vista. O seu caso é o mesmo que o de um cristao empirico que vive na missa mas nao sabe dizer nem quem é a decima quarta geračao de Davi. Você é ateu por associačao, viu alguem discutir isso na fila de banco, ou na rodinha de maconha na facul e achou "STYLE" vestir essa indentidade. Acredite, os argumentos ateistas sao tao refutáveis quanto os cristãos...mascaras de cera? Conte-me MAIS sobre isso. Tudo tem embasamento? Eu posso muito bem escrever que o Dr.Fulano Beltrano de Smihkdoovisky, professor da universidade de Quinté de lé Caralhé da Franča, fez estudos que comprovam que todos os ateus dao o cu e tomam chá enquanto escreve sua versao em brochura do manual do anti-Cristo.
      Grata, Duda.

      Excluir
    3. MITOU :D kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk to rindo por dentro e por fora tbm e bem altoooo......................... Neo ateu modinha...

      Excluir
    4. Uau, um chama o outro de “ateu de facebook” e outro de “neo ateu modinha”... mas provar que algum deus existe ninguém consegue né?

      Excluir
  18. Estou tarde nos comentários, mas..., antes tarde do que nunca. Gostei demais do post, e gostaria de acrescentar duas coisas:
    1) A Bíblia menciona santo nao aquele que faz milagre, mas aquele que é apartado, separado (este é o significado da palavra usada na Suméria uma das primeiras civilizacoes). Paulo menciona os santos como pessoas que se separaram da imundicia do mundo, nao por fazerem milagres, e parece que até aqui está de acordo com seu post
    2) Pedro, o apostolo, NAO ESTÁ NO VATICANO. Vou deixar aqui dois links que provam. Sua caixa ossuária foi encontrada no Dominus Flevit em Jerusalém, no Monte da Oliveiras, em 1958 por dos arqueologos e sacerdotes Católicos que contaram ao papa da época, que prometeu fazer algo, mas... na foi feito obviamente. Num documentários sobre as catacumbas do Vaticano, o guia, que é o responsável do Vaticano pelo sitio, na afirma que Pedro está lá, mas diz que a probabilidade é muito grande de ser Pedro, mas esse tipo de deslize ninguém percebe. Na verdade a ICAR cultua o paganismo, mas isso ´um problema deles. No ossuário encontrado está escrita a frase " Jonas bar Simon" Simao filho de Jonas, também conhecido como Pedro o apostolo, eu mesmo fui ao alfabeto Aramaico e fiz as comparacoes é isso mesmo. Antes que alguém conteste, já digo, há uma universidade de Jerusalém que contesta, mas o que eles afirmam nem minha neta de 2 anos acreditaria. Bem cada um tire suas conclusoes, que para mim sao obvias.
    P.S. Meu teclado nao está em portugues.
    Aqui os links:https://www.youtube.com/watch?v=Z-0Q9AeDilQ
    http://www.aloha.net/~mikesch/peters-jerusalem-tomb.htm

    ResponderExcluir
  19. Bem, eu acredito em Cristo e na Igreja que Ele criou: "Pedro, Tu és Pedra e sobre esta Pedra edificarei a minha Igreja" ( Mat 16,18) Veja: Ele nao diz: "minhas igrejas" e sim "minha". Todas as outras foram criadas por pecadores. Quanto aos milagres... Eu acredito em milagres, acho que Deus se manifesta de maneira misteriosa para mostrar os seus designios. Isso nao quer dizer porem que nao possa haver charlatões e mentirosos infiltrados na Igreja, mas ela é santa sim, o corpo de Cristo é a própria Igreja, mas cada um acredita no que quer e se engana com o que que ou com o que for mais conveniente com a sua vida; as pessoas tem o direito até de serrem ateias, é um direito delas, graças a Deus: Eles não quer ninguém obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você ; eu sou Católica desde que eu nasci e acredito em tudo que ela prega , eu tenho certeza de que a igreja Católica, Apostólica, Romana é a igreja que Deus criou , mas infelizmente muitas pessoas colocam os fatos científicos ( ou coisas humanas) a frente e acabam por se tornarem Ateístas ( ou de outras religiões ) apenas porque não gostaram de algo que alguém ( padre , bispo , ou até mesmo algum leigo ) falou ou por não acreditarem em algo que a igreja prega ; eu sei que a muitos charlatões na igreja e nós devemos tira los dela , devemos batalhar para que a igreja seja cada vez mais Santa ; e EU acredito também que quem crê em Maria e reza o Rosário fervorosamente , terá uma intercessora fiel na hora de sua morte , na minha opinião quem não crê em Maria , em Deus , em Jesus , no Espírito Santo , e nos Santos e nos Anjos não tem um propósito na vida , não tem o porque ou pelo o que viver ; e não adianta você ser da igreja , ir na missa e acreditar nas coisas que a igreja prega se você não ajuda seus irmãos , não ajuda a quem precisa ,a Fé sem obras é morta . O Cristão tem que ser o espelho da graça , ele tem que mostrar que é de Deus , da pra reconhecer um cristão quando ele é fervoroso só de olhar para ele , quem é cheio da graça de Deus incomoda os outros ; muitos acham que quem é Católico não sofre , não tem decepções , mas é mentira os Católicos sofrem igual ou até mesmo mais do que os outros , eu por exemplo perdi minha vó e meu pai , os dois se mataram ( obs : os dois não eram católicos e não tinham religião específica ) , o primeiro lugar que eu fui depois que meu pai se matou , foi a igreja minha amiga me acompanhou e eu fiquei lá com ela , e na mesma hora me senti renovada , abraçada por Deus e Maria ..........
      Meu nome é Ana e tenho 11 anos , sou Católica desde que nasci e nunca quis ser de outra religião , pois sei que a religião Católica, Apostólica, Romana é a unica certa, mas respeito a todas as outras religiões pois todos somos irmão e todos somos livres para escolher o que queremos .......... Obrigada pela atenção

      Excluir
    2. Uma leitura atenta da passagem conhecida como confissão de Pedro (Mateus 16:18), nos revela uma outra interpretação, diferente daquela que a Igreja Católica faz. Quando Jesus destaca o fato de Pedro ter entendido que ele era o Messias, Ele não está dizendo que Pedro é uma rocha (base) e sim, que o entendimento que ele teve sobre quem era Jesus, era a base que ia edificar a Igreja (comunidade de cristãos). Esse conhecimento é que marca o verdadeiro Cristão. Assim, todo aquele que tiver esse entendimento e essa fé, formará a igreja de Cristo e receberá as chaves do Reino dosCéus. Os outros apóstolos, posteriormente, também tiveram esse entendimento. Cristo é que a pedra angular. Quando Jesus fala que, “o que ligares na terra será ligado no céu”, Ele está se referindo ao poder da oração do fiel “o que pedires em oração, o Pai do céu vos dará”. Em outra passagem, Jesus repete essa mesma frase para outros apóstolos (o que ligares na terra será ligado no céu), não é uma condição especial de Pedro.
      Essa interpretação de que Pedro é a pedra sobre a qual se edificará a Igreja, transfere para Pedro a base da Igreja, o que vai contra todos os outros ensinamentos da Bíblia. Se assimilarmos que só Pedro recebeu as chaves do Reino dos Céus, assimilamos a ideia de que Pedro é responsável pela entrada das pessoas no Reino (?).
      Em outro texto bíblico, pouco depois da confissão de Pedro, Jesus falou sobre sua própria morte e Pedro o repreendeu. A resposta de Jesus foi áspera: "Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens". (Mateus 16:23)
      Se formos considerar, nesse texto, a mesma interpretação que a Igreja faz na confissão de Pedro, teremos que aceitar que Pedro é Satanás, quando na verdade, Jesus estava rejeitando o que Pedro disse, por não representar os planos de Deus.

      Excluir
  20. CAROS AMIGOS,NA VERDADE ESSAS DISCUSSÕES A NADA LEVAM ,A NÃO SER DESAVENÇAS , ATRITOS E DISCORDÂNCIA.VEJAMOS AS GUERRAS QUE JÁ SURGIRAM AO LONGO DOS MILÊNIOS POR ESSE MOTIVO E AINDA HOJE , A ELAS ESTAMOS SUJEITOS.GARANTO A VOCÊS , QUE TANTOS FIÉIS QUANTO ATEUS QUEREM VIVER EM PAZ E HARMONIA.
    ESSA É A VONTADE DE QUALQUER SER HUMANO RACIONALMENTE EQUILIBRADO , PORTANTO ABRACEM-SE, RESPEITEM UM A OPINIÃO DO OUTRO, E , ACABEM LOGO COM ISSO POIS A NADA LEVA , OU MELHOR , SÓ LEVA A CONFLITOS INFINDÁVEIS.ABRAÇA-OS A TODOS ATEUS E FIÉIS ...ALVARO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente o ser humano è insatisfeito demais consigo mesmo pra guardar sua opiniao e nao se "pavoniar" exibindo suas prolixas opinioes vide google,aqui na internet. Ja dizia Millor: " COM MUITA SABEDORIA, ESTUDANDO MUITO, PROCURANDO COMPREENDER TUDO E TODOS, UM HOMEM CONSEGUE, DEPOIS DE MAIS OU MENOS QUARENTA ANOS DE VIDA, APRENDER A FICAR CALADO."

      Excluir
  21. é incrível como apesar de tudo que já foi provado por deus aos descrentes, as pessoas continuam duvidando do poder divino, pessoas que jugam se intelectuais, porém são fantoches do demônio, é preciso muita oração para estas pobres almas condenadas. Senhor tende piedade de nós.

    ResponderExcluir
  22. Só tem alguem que persegue Deus;ele é mentiroso ,enganador,caluniador vc fala em nome dele.

    ResponderExcluir
  23. Temos muitos bons estudos relacionados a este assunto. Este seu post não ajuda em nada. É apenas um monte de informações sem qualquer qualquer compromisso. É preciso ler e estudar mais.

    ResponderExcluir
  24. Existe algum evangélico que esta incorrupto?
    Deus não permite que a podridão do mundo estrague os corpo dos Santos, a igreja de Jesus é a Igreja católica Apostólica Romana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão não é se existe evangélicos incorruptos, me diga qual de nós não é? Se não for a Graça de Deus em nossas vidas, se não for Jesus viver em nós? Uma religião não define quem vc é, mas sim vc ter Jesus Cristo como exemplo na sua vida, isso muda tudo.
      A respeito da sua afirmação... Desconheço a qualquer passagem bíblica que se quer cite o nome "Católica"...

      JESUS NÃO CRIOU PLACA DE IGREJA NEM RELIGIÃO (católica ou evangélica) E SIM UMA DOUTRINA CRISTÃ (ELE É CRISTO) DE AMOR , PERDÃO E SALVAÇÃO. DEIXANDO CLARO QUE A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO SERIAM AQUELAS QUE RECONHECEM JESUS COMO SALVADOR E FILHO DO DEUS VIVO !

      Lorena

      Excluir
    2. Kkkkkkkkk por isso que mandaram matar jesus ne, realmente a biblia diz q a verdadeira igreja de deus iria tentar mata-lo .. tsc tsc

      Excluir
    3. como pode a igreja apostólica romana ser a igreja de jesus se foram os romanos que mataram jesus cristo.voce é um jumento.

      Excluir
  25. Todos q são contra, se oponham! E todos q são favoráveis, q se disponham! E, assim, o Mundo continuará girando, girando....

    ResponderExcluir
  26. Ah vai tommar no meio do seu cu cara! eles não são considerados santos pelo fato de seus corpos terem se mumificado, são considerado santos pelos milagres que realizaram em vida!! BRASIL É UM MAR DE IDIOTAS PRESONÇOSOS!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é extremamente estúpido ;o Brasil segundo você é um mar de "idiotas presunçosos "porque nele pessoas como você ainda respiram!Melhore seu vocabulário pra falar com as pessoas !

      Excluir
    2. Agora que a farsa foi desmascarada você diz isso kkkkkkkkk

      Excluir
  27. Olá pessoal, paz e bem a todos!

    Pra mim os santos devem ser vistos, menos como milagreiros e mais como como exemplos de vida a ser seguido.

    Quanto a questão da incorruptibilidade de alguns corpos de santos, ao meu ver, embora concorde que talvez alguns casos seja de difícil explicação para a ciência de hoje, num futuro talvez não, isso ajuda na fé simples das pessoas.

    ResponderExcluir
  28. nao vi explicação nenhuma nesse texto. quem disse que sao mascaras de cera, e pq estavam costurados, o que tem a ver as insiçoes com a preservação ?

    Jesus nao é ciencia para ser aprovado/ para ver se passou no teste ou nao, Jesus é sentido, se vc crê ou sente voce nao precisa de qualquer fato da ciencia para comprovar sua existencia ou nao, ele habita em sua alma, em vc. Grato irmão, mesmo nao crendo, nao sei sua opiniao.. um abraço e que aconteça tudo de bom em sua vida. até mais

    ResponderExcluir
  29. com esse teu ateismo...com certeza vc em 2 dias embaixo da terra será completamente comida pelos bichos.que seus bichos tem veneno e eles serão seus comedores...espera...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seu idiota e por acaso ser decomposta não é o papel de toda matéria orgânica ??! Ignorante isso é o que tem e o que deve acontecer !

      Excluir
  30. "É uma ilusão acreditar que agir de tal maneira é justo e bom "aos olhos de Deus", quando, de fato, estão mascarando a verdade com uma máscara de cera. Ao venerar os santos como seres extraordinários, a santidade torna-se inalcançável e os santos, inimitáveis. Como santidade é erroneamente confundida com bondade [...]"

    Aqui o autor já chega num ponto que exige maior atenção e ao meu ver comete erros ESDRÚXULOS tanto ao generalizar a atitude do "povo" quanto ao usar a palavra: "confundida". Como assim, meu amigo? Quem confunde bondade com santidade?

    Há pessoas ateias ou das mais variadas religiões (não católicas) que são muito caridosas e preocupadas com a situação de fome do mundo, por exemplo. Somente por serem ateias ou não cristãs, atribuiremos a característica de má a elas? E ao meu ver, o senhor autor também não sai por aí, afirmando que, por ter dado esmola a um necessitado, virou Santo. Afinal, o que é Santo? O que é bem? Isso não é discutido no texto.

    Os Santos tornariam-se inimitáveis? Como, se a própria Igreja incentiva a "imitação" da vida desses? E não me refiro a estimular o pagamento do dízimo, pois a Igreja também encoraja a caridade própria, "particular" (ajudar os pobres pessoalmente).

    É óbvio que nós, católicos, estamos de olhos bem abertos acerca dos corpos incorruptos. Fato é que, a Ciência é limitada e está sempre em evolução, aprendendo com seus erros. Mas a Igreja não se porta contra a Ciência, já que o próprio método científico foi aperfeiçoado por essa, da qual as Universidades são filhas.

    A incorruptibilidade dos corpos NÃO É Doutrina. Tendo isso em vista, a veracidade da naturalidade da incorruptibilidade - que inclusive, a ciência explica (em alguns casos) - não abala a fé cristã e as bases sólidas de uma Igreja de dois mil anos.

    DOMINUS VOBISCUM!

    ResponderExcluir
  31. Pelo que vi poucas são as pessoas que realmente querem saber de verdade para levar aos outros, nos meus anos de estudos aprendi algo muito valioso se eu quero saber de determinado assunto para poder afirmar que está errado, eu mesmo tenho de estudar e pesquisar não tendo medo do que vou encontrar é estar disposto quebrar tudo que foi construido e construir novamente, se eu tenho a inclinação de não aprovar algo certamente procurarei lugares autores que mantenham a minha "verdade". O que parece ser verdade hoje amanhã pode não ser, várias vezes tive que reconstruir o que acreditava, quando eu mesmo fui pesquisar ler com critica tudo, e tirar minhas próprias conclusões.
    Acredito que os argumentos não são razoáveis o suficiente, pois não se aplicam a todos os corpos incorruptos.
    Creio que não existe razão para que a Igreja Católica Apostólica Romana ser hostilizada em alguns comentários, principalmente porque é a maior instituição de caridade do mundo, se não existe respeito a religiosidade, que exista pelo ser humano e pelo trabalho prestado a ele, pois desconheço empresa, outra religião que faça o mesmo sem que seja descontado do imposto de renda.

    Um abraço.

    Leonardo.

    ResponderExcluir
  32. Uma simples pergunta: se é tão fácil que as condições do solo torne os corpos incorruptos, por que muitas outras pessoas enterradas no mesmo solo que esses santos não estão com seus corpos intactos após 40, 100, 600 anos de enterrados? Pensai!

    ResponderExcluir
  33. Nossa Sr Bandeirinha! Sempre tem alguém que se acha mais foda q os outros porque descobriu a verdade que católicos são mentirosos e "dopados" pela religião. Sobre a bandeira de Os Questionadores intelectuais se acham mais do que 2014 anos de cristianismo. Digo uma coisa a vcs Deus Cristo e o Cristianismo NÃO precisa da opinião de iluminados ilustres como vcs para existir. Vcs irão morrer e a fé católica continuará então vivam com seus questionamentos inúteis pois nada abalam a fé de quem já viu Cristo. Continuem questionando e desvendando as mentiras fé cristã e explicando para nós! Uma boa sugestão é desvendar os milagres eucarísticos agora... a começar pelo milagre de Lanciano! Vamos lá precisamos de seus esclarecimentos!

    ResponderExcluir
  34. Sério, não sei porque tanta briga. O que importa é a vida que ela teve, e que todos nós deveríamos ter. O exemplo está na vida dela e não na morte. Busquem a santidade ao invés de ficarem julgando uns aos outros.

    ResponderExcluir
  35. Quanta Celeuma..para uma questão religiosa...eu tenho conhecimento através de jornais de que uma menina morreu e sepultada que foi...6 meses depois a família com suspeita de assassinato..pediu a justiça sua exumação...ao abrir o sepulcro...os legistas verificaram que seu corpo estava preservado..ora estava sepultado em uma região fria..e montanhosa...lógico...quem morre na Groenlândia..mesmo que sepultado em terras geladas seus corpos ficam preservados...na questão em foco..se houve manipulação química da época ou não...se houve " Milagre" ou não...só o futuro das pesquisas poderão revelar...quanto a discussão sobre a origem da "Biblia" ela foi escrita por mãos santas( Apóstolos)...não quero eximir que foi escrita por homens de Deus...mas que também foram Homens de Carne e Osso....não caiu do Céu?...evidentemente foi escrita em "Latin"..escrita que nem todos conheciam..era muito difícil a compreensão...quem acha quem acha que ao longo dos anos...alguém foi deturpando o " Original"..é como um Livro que você escreve em português e é traduzido em várias linguás...as colocações adverbiais e substantivos..vão mudando ao longo de traduções..para se adaptar as linguás traduzidas..na época...a Igreja...se valia da ignorância dos menos esclarecidos...e vendia lugar no Céu....mas foi um Monge...que resolveu traduzir a Bíblia escrita em "Latin" para a Língua Germânica...e outros Monges para suas línguas locais ai se descobriu as Mentiras que a Igreja proclamava..desta descoberta...surgiram conflitos que se estenderam por 30 anos..e 100 anos...para surgir os dois Povos Religiosos que conhecemos hoje...a Igreja Romana...(católica)...e a Protestante..(Evangelistas).

    ResponderExcluir
  36. FORMOL POWER EM AÇÃO ?????? .... :/ ... Se for por isso, as múmias do Egito eram tbm intactas...

    ResponderExcluir
  37. Que raiva heim... o corpo está lá, para qualquer um ver, os milagres na nossa frente, e vamos negar? Por que esse ódio ao óbvio?

    ResponderExcluir
  38. Na Igreja Católica existe o milagroso número de 2.000 corpos incorruptos de Santos, em perfeito estado, muitos deles falecidos há séculos, sem que tenha havido mumificações, saponificações ou qualquer outro processo químico de preservação, Este fenômeno é fantástico e inexplicável. Os opositores da Igreja, como sempre, duvidam do milagre, alegando que pode ser um processo natural ainda desconhecido da ciência, Mas, nesta questão, a controvérsia sobre ser milagre ou não, é irrelevante, porque nada muda a presunção lógica de que a fé e a vida dos Santos formam a causa principal deste fenômeno (2.000 corpos), de vez que só existe na Igreja Católica. É de salientar que a santidade dos Santos é reconhecida mundialmente pelos seus ensinamentos, caridade, obras e milagres.

    ResponderExcluir
  39. tá e pra que serve esses corpos incorruptos? os caras tão mortos e não estão bem conservados assim, além disso um parente meu, após dez anos, foi exumado , o corpo estava aparentemente incorrupto, só que esse parente em vida sofria do coração e vivia tomando um certo remédio, que provavelmente ajudou a manter o corpo sem apodrecer tanto. Agora, a religião católica vive mentindo e inventando milagres, já que os sacerdotes vadios e parasitas vivem do dizimo do povo trouxa.

    ResponderExcluir
  40. Vc é mentiroso ;hipócrita ,vc não pode nem merece continuar respirando o ar que pessoas de bem vivem respirando ,vc é um lixo.

    ResponderExcluir
  41. Corpos incorruptos existem e estão expostos para qualquer um ver, a ciencia não conseguiu explicação ;e vc que é hipócrita e ignorante,mentiroso;que tem um parente incorrupto[podre] vai conseguir explicar.vc já está apodrecendo antes de morrer seu verme.

    ResponderExcluir
  42. Há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia.

    William Shakespeare

    ResponderExcluir
  43. Engraçado que ele sempre fala que os corpos estão incorruptos devido a química, a umidade entre outros fatores, mas notaram que outras pessoas também foram enterradas ali, mas nenhuma apresentou essa forma "natural" de preservação, somente os santos. Estranho não é? Se seguirmos essa linha de pensamento todos que foram enterrados ali, deveriam se tornar incorruptos, porém não é isso que acontece. E outra a igreja é tão séria que MANDA investigar todos os corpos, mas como? se é "ela" mesmo que "frauda" os corpos, estranho de novo! rs

    ResponderExcluir
  44. Há mais de 2000 corpos incorruptos de santos. Diz - me 50 pessoas, não santas, que tenham o seu corpo incorrupto, sem se ter a certeza do que aconteceu e eu calo - me. Se calhar nem uma sabes!!!!

    ResponderExcluir
  45. Há mais de 2000 corpos incorruptos de santos. Diz - me 50 pessoas, não santas, que tenham o seu corpo incorrupto, sem se ter a certeza do que aconteceu e eu calo - me. Se calhar nem uma sabes!!!!

    ResponderExcluir
  46. Escuta apenas uma coisa:
    Vocês sabem quem é o pai da mentira?
    Pois bem, ele se apoderou de Lutero e hoje temos isso, uns PROTESTANTES que roubaram tudo que eles tem da Igreja Católica, começando pela Bíblia e pasmem, em breve vão entronizar a Mãe de Deus em suas igrejas, não por venerarem a Maria, mas para chamar os Católicos descontentes e aumentar o seu DÍZIMO. Isso sim é a verdade pois o Deus dos pastores é o dinheiro. Outra coisa, tudo isso que foi comentado a respeito dos nossos Santos, é pura inveja, pois todos os protestantes que morreram sem se arrepender de ter pulado de religião estão no inferno, fazendo companhia a Lutero e Judas Iscariotes.

    ResponderExcluir
  47. Escuta apenas uma coisa:
    Vocês sabem quem é o pai da mentira?
    Pois bem, ele se apoderou de Lutero e hoje temos isso, uns PROTESTANTES que roubaram tudo que eles tem da Igreja Católica, começando pela Bíblia e pasmem, em breve vão entronizar a Mãe de Deus em suas igrejas, não por venerarem a Maria, mas para chamar os Católicos descontentes e aumentar o seu DÍZIMO. Isso sim é a verdade pois o Deus dos pastores é o dinheiro. Outra coisa, tudo isso que foi comentado a respeito dos nossos Santos, é pura inveja, pois todos os protestantes que morreram sem se arrepender de ter pulado de religião estão no inferno, fazendo companhia a Lutero e Judas Iscariotes.

    ResponderExcluir
  48. Está mais do que claro que teu objetivo é atacar a igreja católica...mas, como tu mesmo o afirma,a ciência não consegue explicar porque corpos de pessoas santas, de todas as religiões, continuam incorruptos!

    ResponderExcluir
  49. Está mais do que claro que teu objetivo é atacar a igreja católica...mas, como tu mesmo o afirma,a ciência não consegue explicar porque corpos de pessoas santas, de todas as religiões, continuam incorruptos!

    ResponderExcluir
  50. Fé tem que ser vivida e não discutida. Nem sei pq parei pra ler esse texto, quem o escreveu deve ter lido isso em algum livro ateu, sem mais... Continuo com a minha fé, fundamento da esperança, certeza a respeito daquilo que não se ver, pq ELA que me projeta...

    ResponderExcluir
  51. Penso que é uma bobagem qualquer tipo de discussão. Protestante se afirmam no protesto e o pior estão sempre com uma postura que protesta o Cristo que eles dizem seguir. Se os corpos não o convencem peço que me mostre um protestante que é capaz de deixar tudo para seguir a Cristo.. e não sou que estou pedindo foi o próprio Cristo que pediu. Se vc não tiver lista aconselho pesquisar na igreja católica, claro...e a proveito pra deixar a dica: procure se informar como foi fundada a "sua igreja" porque a Católica vc está cansado de saber, talvez até mais que eu.

    ResponderExcluir
  52. Lúcifer era um anjo bom que passou a invejar a Deus, e assim o faz até hoje, incorporando-se nas pessoas que também invejam ! Aliás, "in vere", ver o que outros são e têm e não ver-se a sí próprio ! E, invejando, o Diabo quer equiparar-se a Deus Pai misericordioso e o único todo poderoso ! Se você é bom, está feliz na sua religião, porque fica a implicar com a outra, com o barco de seu irmão ! Não é porque você vê a Deus na cor de sua preferência, como por exemplo o azul e seu irmão que gosta do amarelo o O vê amarelo, que êle tem que passar a ver o seu azul ! Devemos ser felizes e ajudar nossos irmãos a sê-los, sem querer mudar suas raízes de sustentação, caso contrario não é amor, e sim a tal inveja ! Ateus, evangélicos, espíritas, católicos, budistas enfi , todos nossos irmãos que amam com coração puro e retidão de intenção, se encontrarão um dia, face a face com nosso Criador que com certeza considerará o amor mútuo de todos os irmãos e repudiará qualquer rivalidade religiosa ! Que cada irmão seja muito e eternamente feliz no modo de religar-se a Deus (religião = religare = religar-se a Deu ) ! Que a paz esteja conosco !

    ResponderExcluir
  53. Lúcifer era um anjo bom que passou a invejar a Deus, e assim o faz até hoje, incorporando-se nas pessoas que também invejam ! Aliás, "in vere", ver o que outros são e têm e não ver-se a sí próprio ! E, invejando, o Diabo quer equiparar-se a Deus Pai misericordioso e o único todo poderoso ! Se você é bom, está feliz na sua religião, porque fica a implicar com a outra, com o barco de seu irmão ! Não é porque você vê a Deus na cor de sua preferência, como por exemplo o azul e seu irmão que gosta do amarelo o O vê amarelo, que êle tem que passar a ver o seu azul ! Devemos ser felizes e ajudar nossos irmãos a sê-los, sem querer mudar suas raízes de sustentação, caso contrario não é amor, e sim a tal inveja ! Ateus, evangélicos, espíritas, católicos, budistas enfim , todos nossos irmãos que amam com coração puro e retidão de intenção, se encontrarão um dia, face a face com nosso Criador que com certeza considerará o amor mútuo de todos os irmãos e repudiará qualquer rivalidade religiosa ! Que cada irmão seja muito e eternamente feliz no modo de religar-se a Deus (religião = religare = religar-se a Deus ) ! Que a paz esteja conosco !

    ResponderExcluir
  54. http://www.megacurioso.com.br/religiao/71844-santos-incorruptos-conheca-a-historia-de-10-corpos-que-desafiam-a-natureza.htm

    ResponderExcluir
  55. A Igreja Católica tem uma história tão sombria que, ainda que nessa história de corpos preservados não houvesse fraudes, não seria através dela (Igreja Católica) que Deus se manifestaria. Por outro lado, que milagre inútil é esse, já que esses corpos não servem pra nada? Então Deus, em tese, perde tempo com inutilidades?

    ResponderExcluir
  56. Em que refencial vc se baseia pra tais afirmações? E só lembrando lemos sim a Bíblia , sem decorá-la, ,mas refletindo, estudando. E os santos não são semi-deuses, mas pessoas simples e humildes que viveram e doaram sua vida a Deus, vivendo o amor para com todos.

    ResponderExcluir
  57. BOM. ........PRIMEIRAMENTE, NINGUÉM PRECISA DE UM DIPLOMA PARA TER FÉ, ELE APENAS CRÊ.

    Com relação a toda essa discussão quero deixar bem claro que para se falar de qualquer assunto. ...precisa se de conhecimento e ética!

    Um outro ponto é o exemplo da faça, que é fundamental para uma cozinha e mesmo assim tem gente que utiliza a faça para matar pessoas...

    Eu pergunto. ..o problema está na faça??? Ou a forma com que ela é utilizada.

    Pois bem,....A figura dos Santos para nós católicos representa apenas um exemplo de vida cristã. ....somente isso é mais nada....

    Nossa fé não depende dos Santos. ......Nossa fé vem da única divindade que esteve na terra Nosso Senhor Jesus Cristo. ...

    Agora respeitamos e aceitamos como exemplo os Santos. Esses questionamentos fazem parte do humano por causa da incredulidade. .....porque nunca ouve um cientista que confirmar se uma farsa!

    Sobre a bíblia por exemplo trata da história de um povo,no caso povo de Israel que teve como patriarca Pai Abraão e é aí que tudo começa. ...porque o livro de Genesis se trata de uma fábula, então...... Abraão teve Ismael com a escrava Agar que deu origem aos Ismaelitas que hoje são divididos em Xiitas e Muçulmanos.......E Abraão teve Isaac com sua esposa Sara que deu origem ao povo de Israel. .....Hoje representa Cristãos e Judeus.

    Antes de tirar conclusões equivocadas é preciso ter. ....CONHECIMENTO E ÉTICA. ..

    ResponderExcluir
  58. BOM. ........PRIMEIRAMENTE, NINGUÉM PRECISA DE UM DIPLOMA PARA TER FÉ, ELE APENAS CRÊ.

    Com relação a toda essa discussão quero deixar bem claro que para se falar de qualquer assunto. ...precisa se de conhecimento e ética!

    Um outro ponto é o exemplo da faça, que é fundamental para uma cozinha e mesmo assim tem gente que utiliza a faça para matar pessoas...

    Eu pergunto. ..o problema está na faça??? Ou a forma com que ela é utilizada.

    Pois bem,....A figura dos Santos para nós católicos representa apenas um exemplo de vida cristã. ....somente isso é mais nada....

    Nossa fé não depende dos Santos. ......Nossa fé vem da única divindade que esteve na terra Nosso Senhor Jesus Cristo. ...

    Agora respeitamos e aceitamos como exemplo os Santos. Esses questionamentos fazem parte do humano por causa da incredulidade. .....porque nunca ouve um cientista que confirmar se uma farsa!

    Sobre a bíblia por exemplo trata da história de um povo,no caso povo de Israel que teve como patriarca Pai Abraão e é aí que tudo começa. ...porque o livro de Genesis se trata de uma fábula, então...... Abraão teve Ismael com a escrava Agar que deu origem aos Ismaelitas que hoje são divididos em Xiitas e Muçulmanos.......E Abraão teve Isaac com sua esposa Sara que deu origem ao povo de Israel. .....Hoje representa Cristãos e Judeus.

    Antes de tirar conclusões equivocadas é preciso ter. ....CONHECIMENTO E ÉTICA. ..

    ResponderExcluir
  59. É tão estranho que os argumentos apresentados são de uma pessoa que nem se quer analisou, cientificamente, os corpos. Se é pra ficar no achismo, em opiniões ouvidas de outras pessoas, não há discussão a respeito.

    ResponderExcluir
  60. Tá, mas o autor desse artigo cita, dos textos dos médicos que exumaram o corpo, só o que lhe é conveniente para defender sua teoria de falsidade. Tem pontos do texto que podem defender uma teoria de milagre que ele deixou de lado!

    ResponderExcluir
  61. Cara eu acho totalmente desnecessário esse bla bla bla todo.
    Eu acredito sim que os corpos se mantiveram incorruptos por causa da santidade deles, mas não significa que todo corpo incorrupto é de santo.
    O problema é que as pessoas veem somente aquilo que elas querem ver. Porque ninguém analisa a forma como estas pessoas viveram? Porque ninguém verifica a entrega total a Cristo que elas viveram? O grande problema é que hoje se foca apenas naquilo que se pode ver e a grande preocupação é naquilo que se pode provar.
    No início do filme A Canção de Bernadette tem uma frase que diz.
    "Para aqueles que creem nenhuma explicação é necessária. Para aqueles que não creem qualquer explicação não é suficiente" (algo assim..)
    Por isso acredito nos corpos incorruptos dos santos, mas acredito muito mais além daquilo que podemos ver, ouvir ou provar, acredito na santidade dessas pessoas e quantas pessoas foram convertidas, levadas ao céu por causa do exemplo deles? Isso que deveríamos nos apegar e tentar viver pelo menos um pouquinho como eles.
    Beijo para todos.

    ResponderExcluir
  62. Mermo sem a cera, qual corpo não perderia a carne em três ou quatros anos? tem santos com mais de 30 anos de incorruptibilidade. Todas as acusações do site não são 100% verdadeiras. Quanto a cera no rosto e mão; isso foi feito por algumas freiras sim, isso é verdades, mas o corpo é da Santa Bernadete sim, por durante a exumação vário lideres de várias religiões estavam no local e testemunharam o corpo: com os músculos atrofiado, a pele enrugada, a boca levemente aberta, a pela grudada nos ossos, o globo ocular tapado pelas pálpebra. Contudo foi comprovado por médicos e especialistas no assunto a conservação do corpo.
    A fé não é atribuídas apenas a adultos, mas também a crianças, que para o respeito pela memória da santa, e das crianças foi feito a leve camada de cera sobre o rosto e mão.

    ResponderExcluir
  63. Kkkkk mas é o cão agindo nestes protestantes seguidores do deus Lutero, ignorante mesmo a oxidação só acontece em corpos vivos, ou seja enegrecer é mais prova ainda inculto protestante. Tem acesso a bíblia agradeça a igreja católica, vcs não seguem a Vulgata a Bíblia que os apóstolos e a igreja católica seguem, vcs optaram para a que Lutero achou melhor; faça me o favor quer dizer que os Apóstolos estavam errados e Lutero certo? Protestantismo nasceu anos luz depois. Inclusive o beberrão adúltero e fornicador deus do Protestantismo era fevoto de Maria basta ler Magnificat. Povo sem noção se vocês não seguem a igreja de Cristo vão arrumar oque fazer que ficar espalhando blasfêmias!!!

    ResponderExcluir
  64. Qual é a veracidade do seu texto ? Sabe quando eu vou acreditar nessa sua teorigem de falsidade? Quando vc me mostrar um vídeo de um médico abrindo os caixões e abrindo o corpo dos santos. Já que vcs são assim : só acreditam vendo , eu também vou ser assim . Só vou acreditaresponder quando vc colocar aqui um vídeo de um médico que seja ateu , católico ou budista , tanto faz , mexendo no coportunidade. Aí sim , texto hj em dia todo mundo inventa , quero ver imagens vídeos, quero ver o tal corporal enegrecido do qual vc falou.

    ResponderExcluir
  65. Qual é a veracidade do seu texto ? Sabe quando eu vou acreditar nessa sua teorigem de falsidade? Quando vc me mostrar um vídeo de um médico abrindo os caixões e abrindo o corpo dos santos. Já que vcs são assim : só acreditam vendo , eu também vou ser assim . Só vou acreditaresponder quando vc colocar aqui um vídeo de um médico que seja ateu , católico ou budista , tanto faz , mexendo no coportunidade. Aí sim , texto hj em dia todo mundo inventa , quero ver imagens vídeos, quero ver o tal corporal enegrecido do qual vc falou.

    ResponderExcluir
  66. Para os que querem se o formar sobre o assunto, é muito válido o site


    https://padrepauloricardo.org/blog/cinco-razoes-para-acreditar-nos-santos-incorruptos-da-igreja-catolica

    ResponderExcluir
  67. Existe várias pessoas católicas que por sua grande influência e carinho das pessoas que convive, com elas quando morrem, essas pessoas que convive com elas pedem para embalsamar o corpo. Mas muitos não são embalsamados! Quando morrem ficam expostos por vários dias, antes de serem enterrados, e são enterrados em condições normais, a onde se encontra todas as possibilidades de decomposição desses corpos, umidade, calor, etc. Além disso você cita aí o caso das ceras que são aplicadas, como no caso de Santa Bernadete, em que eles aplicaram cera no rosto dela, de fato isso é verdade! Mas você acha que os católicos esconde esses fatos? Então da uma olhada no site do padre Paulo Ricardo. Ele fala sobre isto também. Sobre a cera que aplicaram no rosto de Santa Bernadette. E o fato desses corpos estarem incorrupto, não significa que eles nunca vão se decompor, eles podem se decomporem sim. O fato de ser considerado um milagre, esta no tempo em que esses corpos levam para se decompor.

    ResponderExcluir
  68. palavras, palavras, palavras...quero fontes, dados... que informações eles precisam que não o têm?

    ResponderExcluir
  69. NO COMEÇO DESTE TEXTO,LI QUE OS SITES QUE EXCLAMAVAM A DESCOBERTA DOS SANTOS INCORRUPTOS ERAM TODOS CATÓLICOS,O QUE FAZ UMA ALUSÃO A ACEITAÇÃO.MINHA PERGUNTA:ESTE SITE É CATÓLICO?

    ResponderExcluir
  70. Vocês protestantes por acaso sabem que a religião de vocês foi fundada por um padre católico chamado Lutero que protestou contra a igreja CATÓLICA,dai o nome desta merda de religião de vcs ;igreja protestante,de vários nomes de fundo de quintal.

    ResponderExcluir
  71. A igreja católica foi fundada pelo imperador Constantino. Qualquer um que quiser, pode descobrir isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmãozinho. Só os inteligentes devem opinar. Senão passam vergonha. Vc sabe o que é Patristica ? Já ouviu falar em (São)Justino Martir? (Santo) Inácio de Antioquia? LEIA o que eles escreveram. Fazem parte da história. Aliás, a história verdadeira, não a Estória que seu pastor contou ou a Estória que contaram ao seu pastor ou á Estória que contaram ao pastor do seu pastor ...... ( daqui até Lutero ).

      Excluir
  72. Quem pode acreditar em alguém que se auto-intitula " Bandeirinha" ? Sempre que analiso um texto eu vejo a fonte !!! Bandeirinha ? Jesus ....

    ResponderExcluir
  73. Really great post, I simply unearthed your site and needed to say that I have truly appreciated perusing your blog entries. I want to say thanks for great sharing.

    click here

    Selenium Training in Bangalore|
    Selenium Training in Chennai

    ResponderExcluir
  74. Awesome..You have clearly explained …Its very useful for me to know about new things..Keep on blogging..
    Online IT Training Videos

    Sales Force Training Videos

    My Sql Training Videos

    Tableau Training Videos

    ResponderExcluir
  75. Great and nice blog thanks sharing..I just want to say that all the information you have given here is awesome...Thank you very much for this one.
    Hadoop Training Insittue

    hyperion Training Insittue

    Informatica Training Insittue

    Java Training Insittue

    MSBI Training Insittue

    ResponderExcluir
  76. You made such an interesting piece to read, giving every subject enlightenment for us to gain knowledge. Thanks for sharing the such information with us
    apple iphone service center in chennai | apple iphone service center in chennai | apple iphone service center in chennai

    ResponderExcluir
  77. I have read your blog its very attractive and impressive. I like it your blog.web designing training in bangalore

    ResponderExcluir
  78. Thank you for your post. This is excellent information. It is amazing and wonderful to visit your site.web designing training in bangalore

    ResponderExcluir
  79. Thanks for sharing this blog. This very important and informative blog.web designing training in bangalore

    ResponderExcluir
  80. Thank you for your post. This is excellent information. It is amazing and wonderful to visit your site.Real Time Experts Training in Bangalore


    ResponderExcluir
  81. Great post!I am actually getting ready to across this information,i am very happy to this commands.Also great blog here with all of the valuable information you have.Well done,its a great knowledge.student review for Realtime Experts marathahalli bangalore

    ResponderExcluir
  82. 360DigiTMG, Indore is a leading solutions provider of Training and Consulting to assist students, professionals by delivering top-notch, world-class classroom and online training. It offers AI course in indore.

    ResponderExcluir
  83. Nice. Keep writing such beautiful blogs. Do you know about the travelling to Turkey from USA ? Yes, I have a good experience from this journey.The online visa application process made it more fabulous. It is a beautiful and memorable journey of my life.

    ResponderExcluir
  84. Rekordbox DJ Crack as the name suggests, is a great DJ software. Useful for composing great music. This software provides a platform to. Rekordbox Crack

    ResponderExcluir
  85. I discovered a lot of useful information in your article. Considering Investing In Airbnb Properties In 2023? The landscape of short-term rentals continues to evolve, presenting both exciting opportunities and important factors to weigh. With travel trends rebounding and wanderlust-driven stays on the rise, investing in Airbnb properties could offer a lucrative avenue for generating passive income.

    ResponderExcluir



  86. Hello! I'm excited to express my joy in reading your captivating, educational content. Eagerly awaiting more! Top things to remember before visiting Kenya: Check visa requirements, health precautions, respect local customs, pack appropriate clothing, and plan for safari adventures and cultural experiences.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...